Cidade balnear, Agadir é também uma cidade para viver a natureza e não precisa ir muito longe para descobrir sua riqueza.

A cidade foi edificada num dos mais perfeitos tesouros da natureza: a baía de Agadir, declarada uma das mais belas do mundo desde 2002. Para além dos belíssimos recantos para relaxar, a baía forma um fascinante litoral que se torna ainda mais belo ao pôr-do-sol, quando o sol se afunda no oceano.

Em Agadir, a natureza instalou-se no coração da cidade. A medina Cocco Polizzi é um excelente exemplo. Reconstruída após o terramoto de 1960, esta medina, um pouco afastada do centro da cidade, aninha-se numa floresta de eucalipto. O vale das aves é outro exemplo. Este parque primoroso, de entrada gratuita, estende-se por mais de seis hectares e meio.

Transpasse as portas e entre num mundo totalmente diferente com áleas de palmeiras e flores exóticas, lagos e riachos e, naturalmente, aves oriundas de todo o mundo, assim como, macacos, cangurus e lamas, amistosos companheiros durante a visita.

Explore a cidade Agadir e descubra uma natureza repleta de pequenos prazeres campestres.

Uma das mais belas regiões de Marrocos

Agadir é sinonimo de evasão. O vale de Souss e, um pouco mais adiante, os relevos do Anti-Atlas formam maravilhosos panoramas numa região rica onde poderá render-se aos prazeres da descoberta e do turismo de natureza.

Para os amantes de grandes espaços verdes, o Parque Nacional de Souss-Massa, incontornável, acolhe uma fauna excecional: 250 espécies de aves, incluindo o famoso íbis-Eremita, assim como antílopes, javalis e mangustos. Caminhar por estas extensões selvagens é uma experiência inesquecível. Em Tifnit, as casas esculpidas na rocha, antigas habitações trogloditas, hoje abandonadas, vão chamar a sua atenção.

A flora é impressionante; cresce e floresce por toda a região. Árvores frutíferas, como o argão – e seu famoso óleo – e amendoeiras resplandecem no fim do inverno. Também as flores prosperam abundantemente servindo a produção de mel. Existem rotas turísticas dedicadas a estas flores. Descubra a mestria, a tradição gastronómica e o estilo de vida autêntico da região.

A descoberta é uma das especialidades de Agadir e da região. Percorra-a e deixe-se surpreender pela natureza e seus encantos.

A faceta cultural de Agadir

Agadir deve muito da sua fama à sua baía e ao seu inesgotável interior. Mas também é uma cidade de cultura, uma cidade onde tesouros patrimoniais convivem com as mais modernas criações!

Afaste-se um pouco da beira-mar e transpasse as muralhas da medina. Perca-se pelas ruelas de muros decorados com zelliges (azulejos) e descubra a mestria ancestral dos artesões de Agadir. Seguidamente, visite a Kasbah, suspensa num penhasco a 236 metros de altura. O sismo de 1960 não a conseguiu destruiu e há cinco séculos que zela esta cidade moldada por diversas influências.

Na Medina, o museu rende homenagem à cultura Amazigh (Berbere), os artesãos confecionam joias e os músicos tocam melodias inebriantes. A música é parte integrante da vida de Agadir. Ao longo do ano, a cidade acolhe numerosos festivais. Dos mais célebres, o festival de Timitar dedica-se às músicas do mundo. Destaque também para o já famoso Concerto para a Tolerância.

Por último, Agadir possui uma cultura gastronómica rica, com tradições culinárias inspiradas dos produtos da região: delicie-se com as especialidades locais como o tamboril com limão confitado ou o tagine de frango com mel, amêndoas e uvas.

Esta é a bela Agadir: uma cultura variada numa cidade acolhedora e sempre desperta.

Mohamed Amraoui

Author Mohamed Amraoui

More posts by Mohamed Amraoui

Leave a Reply